Acidentes de trânsito: o que fazer quando o culpado foge?

[+] NOTÍCIAS

Julho/ 2019

Você já deve ter ouvido falar ou ter presenciado algum tipo de acidente que envolvesse dois carros onde o condutor causador do ocorrido fugiu ao invés de prestar socorro e reconhecer o erro, certo? Pois é, essas situações acontecem todos os dias e infelizmente, ninguém está totalmente ileso de passar por isso.

Mas você já parou para pensar no que fazer diante disso? Essas situações podem causar diversos problemas se não nos atentarmos e estarmos preparados, caso ocorra.

Pensando nisso, trouxemos algumas informações que, temos certeza, vão te ajudar diante de uma situação delicada como essa.

O condutor causador do acidente, fugiu! O que fazer?

Primeiramente, manter a calma nessas horas, é uma situação que todos nós sabemos que é quase impossível, porém, se tivermos em mente alguns detalhes, pode ser que facilite alguns processos lá na frente, como por exemplo, anotar a placa e o modelo do veículo que causou o acidente. Garantir testemunhas, podendo contribuir muito para identificação do culpado e para provas caso possua indenização.

Além disso, antes que saia correndo para a polícia prestar queixa, fique calmo e aguarde a mesma chegar no local do qual ocorreu o acidente, pois movimentando seu carro para outro lugar e até mesmo deixando o local, dificulta análises e pode comprometer o registro do boletim de ocorrência.

Perante a lei, o que pode ocorrer se o condutor foge?

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu em Novembro de 2018, que é crime a fuga de condutores, que causaram um acidente de trânsito.  Essa decisão deixa clara que abandonar o local do acidente não fere aquela garantia do cidadão de não ser obrigado a produzir prova contra si mesmo.

Apenas diante de situação onde o motorista se encontre ferido ou se houver riscos de atos de violência contra ele no local.

Essa decisão pune com detenção de seis meses a um ano o condutor do veículo que abandonar o local do acidente.

E se seu carro possui seguro?

É de extrema importância acionar a seguradora ou sua corretora, lembrando que a Vila Velha Corretora de Seguros conta com uma central de atendimento 24h para acionamento de sinistros e assistências, que irá te atender e registrar todo ocorrido, para iniciar os procedimentos necessários para atender sua necessidade.

Esteja com o Boletim de Ocorrência e todos documentos em mãos, realize o agendamento da vistoria na oficina em que irá ser reparado. Logo após envio de informações será realizado todas as análises necessárias para que seja aprovada as coberturas em questão, dessa forma, o automóvel passará por vistoria e enfim, reparos.

Lembre-se!

Tente manter a pista liberada e/ou sinalizada para que evite outros acidentes.

Se o acidente ocasionou vítimas, não as movimente e não tente mover o carro do lugar. Sempre é válido ficar atento a esses detalhes, pois, pode conter risco de incêndio ou explosão dos carros.

Contate o SAMU (192) ou o Corpo de Bombeiros (193), e aguarde o seu atendimento no local.

Mesmo com muitas informações e leis, infelizmente ainda há diariamente situações como essa em todos os cantos do País. Por isso, todo cuidado é pouco, fique atento a diversas situações mesmo que parecendo bobas, podem ser cruciais para sua segurança.

E não esqueça de verificar se seu seguro está em dia. E caso precise alterar algo ou ainda não possui, conte com a gente! Podemos te ajudar a manter sua segurança em dia.

Quer ler mais novidades e dicas como essa? Siga nos em nossos outros canais.


Instagram | Facebook | http://www.vilavelha.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s