Novas Tecnologias para Automóveis

[+] NOTÍCIAS

Maio/ 2019

Tecnologias tornam os automóveis mais inteligentes.

Você já percebeu que diversas funções em nossos automóveis passaram a ser eletrônicas ? Estes equipamentos permitem uma dirigibilidade mais segura e eficiente, merecendo destaque em vista do progresso que estes recursos representam, e aos investimentos seguidamente aplicados pela indústria automobilística em todo o mundo.

Quais as principais tecnologias?

Piloto automático, Start Stop que desliga e liga o veículo economizando combustível, Sistema de frenagem automática e Controle de Estabilidade e Tração. Também há as clássicas como aribags, assistentes de partidas em rampas e os sensores de estacionamento. Estas são apenas algumas das tecnologias atualmente presentes nos veículos. Em grande parte estão voltadas para combater as falhas humanas e aumentar a segurança no trânsito.

Como essas tecnologias me protegem dos perigos?

As montadoras estão hoje dirigidas ao desenvolvimento tecnológico de forma constante, proporcionando não somente um maior conforto como, principalmente, um nível de segurança cada vez mais elevado. Por exemplo o piloto automático adaptativo, conhecido pela siga ACC (de “Adaptive Cruise Control”), tem ajudado os motoristas a trafegar em uma velocidade adequada para a via, respeitando os radares inteligentes além de trazer conforto. Sua função adaptativa identifica inclusive a distância do veículo a nossa frente, ajusta a velocidade adicionando potência ou frenando conforme os deslocamento. Em alguns veículos até corrige o curso para se manter na faixa.

Com tanta tecnologia já posso dirigir de olhos fechados? Não, ainda não, mas alguns sensores te dão olhos adicionais. continue lendo!

Olhos adicionais

Parte dos componentes são programados para fazer uma leitura constante em torno do veículo, funcionam como olhos adicionais, ainda mais quando precisamos usar óculos de grau ou lentes corretivas. Os sensores de ponto cego, acionados pelas setas direcionais, avisam com sinais sonoros ou luminosos durante a mudança de faixa caso tenha outro veículo ou pedestre dentro da área de ponto cego.

O assistente de faróis também desempenha funções importantes para sua segurança e dos demais. Quando ativado, você perceberá que o farol se ajusta a luz baixa automaticamente ao cruzar ou seguir outro veículo garantindo visibilidade para ambos os motoristas. A função também harmoniza o farol em relação a luminosidade do ambiente, luz forte nas primeiras horas da manhã ou de noite e luz.

Parceiro na estrada

O dispositivo que alerta a possibilidade de uma colisão frontal talvez seja um dos mais  importantes, especialmente, em um momento de desatenção ou quando o trânsito para bruscamente a frente. Avisos luminosos no campo de visão do motoristas aparecem e caso o perigo persista, uma leve frenagem é acionada para dar tempo de reação. Com o motorista de volta a ação, pé no freio, se não for o suficiente para eliminar o risco,  o sistema ainda complementa a frenagem.

Embora a tecnologia tenha auxiliado bastante a evitar acidentes, o inesperado pode acontecer. Garantir o reparo não somente aos danos em seu veículo, como também aqueles provocados em veículos de terceiros é fundamental. Ao que tudo indica, o avanço neste campo deve permanecer de forma frequente nos próximos anos, o que torna os componentes cada vez mais sofisticados e valiosos. Portanto lembre-se de contar com o seguro automóvel.

Seguro Automóvel? Consulte nossos especialistas, Ligue 11 3226-9700 ou envie um e-mail para faleconosco@vilavelha.com.br


Gostou da dica?
Continue nos acompanhando nas mídias e confira como podemos te ajudar a ficar cada vez mais seguro.

Instagram | Facebook

www.vilavelha.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s