Fevereiro/ 2019
É época de chuvas.
É durante os períodos de transição entre as estações da primavera para o verão que mais ocorrem a queda de raios ocasionadas pelas “Chuvas de Verão”, onde as altas temperaturas são predominantes e causam as tempestades propiciadas pelo fenômeno climático El Niño.
São nessas épocas que devemos redobrar a atenção e os cuidados com os equipamentos elétricos e eletrônicos, pois a incidência desses fenômenos da natureza aumentam e com isso trazem inúmeros danos tanto para os imóveis quanto para as cidades como por exemplo, queda de árvores e muros, alagamentos, bem como também aqui já citado a queda de raios ocasionando pane nas redes elétricas interrompendo o fornecimento de energia.
E sabendo que este início de ano, tem sido de muitos incidentes, o Grupo Vila Velha preocupado com seus clientes traz algumas dicas de prevenção para diminuir esses riscos:
- Queda de Energia:
Tire das tomadas todos os equipamentos mais sensíveis como computadores, televisores, modems de internet e aparelhos de som, que não possuem um aparelho estabilizador de energia, no caso de retorno ser com uma grande potência de voltagem.
- Raios X Telefonia Fixa
Fenômenos da Natureza também atingem e percorrem a rede de telefonia fixa, por esse motivo vale salientar que desconectar o modem da linha telefônica ou internet durante as quedas de raios é importante, pois como não há qualquer proteção contra raios, tanto seu telefone fixo quanto seu modem podem ficar vulneráveis.
- Descargas elétricas ocasionadas por Raios.
Recomendamos instalar Dispositivos de Proteção Contra Surtos de Tensão (DPS).
Existem alguns no mercado para instalação como os de classe I nos quadros principais das áreas comum e orientar os moradores a instalarem DPS (Dispositivos Contra Surtos de Tensão) classe II nos quadros das unidades.
Pode-se dizer que, conforme NBR5419-2018 caderno 1 tabela 5, que as instalações adequadas juntamente com o DPS garantem uma eficiência em sua proteção entre 84% a 99% para sistemas de PDA (Proteção de Descargas Atmosféricas) – “Para-raios”.
Gostou da dica?
Continue nos acompanhando nas mídias e confira como podemos te ajudar a ficar cada vez mais seguro.