Março/ 2018
A relação entre saúde e atividade física na terceira idade está cada vez mais reconhecida, principalmente a partir de 60 anos. Diversas pesquisas comprovam os benefícios da prática regular de exercícios para o bem-estar do corpo e, consequentemente, uma maior qualidade de vida para esta faixa etária.
O processo de envelhecimento traz uma série de modificações no corpo, como a perda de mobilidade, de equilíbrio, força e agilidade, interferindo na autonomia do idoso. Além disso, com o passar dos anos há uma maior propensão ao acúmulo de gordura, colesterol e ainda o aparecimento de problemas como hipertensão, baixa da quantidade de massa que muitas vezes ocasiona quedas.
A prática regular de atividades físicas proporciona melhorias e ajuda a amenizar estas mudanças, aumentando a capacidade aeróbica, reduzindo os riscos da osteoporose, e as dores oriundas de inflações. Melhora na coordenação motora, maior equilíbrio, velocidade nos reflexos, são outros resultados apontados.
Os melhores exercícios para idosos constituem principalmente um alongamento adequado, considerando a prevenção de lesões e o ganho de amplitude. Os mais recomendados são: dança, aeróbicos de baixo impacto (esteira, bicicleta ergométrica), yoga, pilates, caminhadas, ginástica geral, musculação especializada, entre outros.
É importante ressaltar que antes de iniciar a prática de qualquer atividade, é necessário passar por uma avaliação clínica para que o médico possa orientar na escolha e acompanhar o programa de exercícios a ser seguido.
Continue nos acompanhando nas mídias e confira como podemos te ajudar a ficar cada vez mais seguro.
Conforme matéria a respeito na internet, idosos e até jovens apresentam gordura no figado constatado em ultrasonografia, que regime alimentar e exercicio fisicos ajudam a combater antes que vire uma cirrose.
Obrigado pelo lembrete. Já estou na quarta idade. Pratico exercícios físicos diariamente, no campo e recentemente renovei minha habilitação para dirigir veículos automotores por mais 3 anos. cas/.