Fevereiro/ 2018
Ficar parado no trânsito sem ar-condicionado é um pesadelo, ainda mais nos grandes centros com os altos índices de congestionamentos e assaltos. Ele deixou de ser um item de luxo, e se tornou essencial para o bem-estar e segurança do motorista e demais passageiros. Quem adquiriu um automóvel sem ar-condicionado, já se perguntou se é possível e se vale a pena instalar o equipamento.
É possível sim. Alguns técnicos afirmam que a vantagem da instalação posterior é o preço, pois sai mais em conta do que comprar um veículo já com o item de série incluso. O problema é que a instalação, mesmo em oficinas especializadas, altera a estrutura do automóvel, aumenta seu peso deixando-a propensa a apresentar falhas e comprometer o desempenho do carro como um todo.
Antes de instalar, saiba também que alguns itens não estão preparados para o esforço extra. O radiador, por exemplo, tem uma capacidade muito menor de refrigeração. Os novos tubos e condutos, assim como o compressor, terão de ser fixados em partes sem a devida preparação.
Alguns elementos de vedação devem ser removidos ou perfurados para dar passagem à instalação.
Financeiramente vale a pena? Você deve focar em benefícios que o ar-condicionado pode oferecer, como conforto e segurança. Até porque ar-condicionado colocado fora da fábrica não é bem visto pelo mercado, por causa da quantidade de problemas que costumam aparecer quando a instalação é malfeita.
Fonte: G1 | webarcondicionado
Continue nos acompanhando nas mídias e confira como podemos te ajudar a ficar cada vez mais seguro.