Garanta o bom funcionamento do seu negócio

Conheça alguns requisitos mínimos de segurança, higiene e atendimento do setor de Beleza e Estética que contribui para as boas práticas do ramo e garante segurança tanto para os profissional  quanto para seus clientes.

 

  • DOCUMENTAÇÃO

    As empresas deste ramo têm obrigações legais similares a outras empresas, porém existem documentos específicos ao setor.

  1. Documentos voltados ao estabelecimento visam assegurar que o mesmo está regular e apto para funcionamento.
  2. Documentos voltados ao funcionário garantem que a empresa atenda os requisitos legais trabalhistas, da vigilância sanitária e a segurança de seus clientes.
  3. Documentos da Pessoa Jurídica asseguram a conformidade da empresa diante dos órgãos fiscalizadores.

 

  • ESTRUTURA

    A estrutura do estabelecimento deve atender requisitos mínimos de instalação, limpeza, conforto e acondicionamento de água, a fim de proporcionar um melhor ambiente aos seus clientes e funcionários.

  1. As instalações elétricas devem estar embutidas e protegidas por canaletas, e as hidráulicas canalizadas.
  2. Os aspectos de limpeza envolvem higienização e organização do local, assim como, revestimentos das paredes, pisos e materiais dos mobiliários.
  3. Considera-se itens básicos de conforto: os sanitários, cores claras no ambiente, áreas específicas para tarefas distintas, e ar condicionado.
  4. O acondicionamento da água envolve cuidados, os reservatórios devem ser feitos de material impermeável e lavado semestralmente.

 

  • PRODUTOS

    Os produtos utilizados para procedimentos estéticos entram na categoria de cosméticos, e por este motivo são regulamentados pela ANVISA. Deve-se ter cuidado também na forma de estocagem dos produtos e se atentar a regulamentação quanto ao uso do Formol.

  1. Produtos devem conter explicação das características, riscos à saúde e data de vencimento expostos na embalagem.
  2. Os produtos em estoque devem estar corretamente armazenados a fim de evitar qualquer tipo de contaminação ou inutilização do produto, de forma limpa e organizada.
  3. Adicionar formol aos produtos é infração sanitária e crime (artigo 273 do Código Penal). O formol tem uso permitido apenas nas funções de conservante e como agente endurecedor de unhas.

 

  • UTENSÍLIOS

    Os utensílios de trabalho são fundamentais para o funcionamento do estabelecimento, por isso exige atenção.

  1. Os utensílios podem ser contaminados durante o atendimento e servir como fonte de transmissão de doenças, por isso eles têm que ser adequadamente limpos e esterilizados.
  2. Os utensílios devem ser estocados em local seco, arejado e protegido de umidade e sujidades, de preferência em caixas plásticas com tampa.

 

  • PROFISSIONAIS

    Profissionais do ramo da estética, assim como seus clientes, estão sujeitos, em especial à transmissão de doenças e alergias. Veja alguns cuidados básicos para evitar esses acidentes.

  1. Manter uma higiene pessoal rigorosa e utilizar uniformes de cores claras
  2. Evitar uso de adornos, como: anéis, pulseiras, relógios, etc.
  3. Dependendo do procedimento, é necessário o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para prevenção de riscos que ameaçam a segurança e a saúde do cliente e do profissional.
  4. Certificar-se que o cliente não possui alergia a algum agente químico.

 

Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone 11 3226 9600 ou acesse o site http://www.vilavelha.com.br

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s