Conheça alguns requisitos mínimos de segurança, higiene e atendimento do setor de Beleza e Estética que contribui para as boas práticas do ramo e garante segurança tanto para os profissional quanto para seus clientes.
-
DOCUMENTAÇÃO
As empresas deste ramo têm obrigações legais similares a outras empresas, porém existem documentos específicos ao setor.
- Documentos voltados ao estabelecimento visam assegurar que o mesmo está regular e apto para funcionamento.
- Documentos voltados ao funcionário garantem que a empresa atenda os requisitos legais trabalhistas, da vigilância sanitária e a segurança de seus clientes.
- Documentos da Pessoa Jurídica asseguram a conformidade da empresa diante dos órgãos fiscalizadores.
-
ESTRUTURA
A estrutura do estabelecimento deve atender requisitos mínimos de instalação, limpeza, conforto e acondicionamento de água, a fim de proporcionar um melhor ambiente aos seus clientes e funcionários.
- As instalações elétricas devem estar embutidas e protegidas por canaletas, e as hidráulicas canalizadas.
- Os aspectos de limpeza envolvem higienização e organização do local, assim como, revestimentos das paredes, pisos e materiais dos mobiliários.
- Considera-se itens básicos de conforto: os sanitários, cores claras no ambiente, áreas específicas para tarefas distintas, e ar condicionado.
- O acondicionamento da água envolve cuidados, os reservatórios devem ser feitos de material impermeável e lavado semestralmente.
-
PRODUTOS
Os produtos utilizados para procedimentos estéticos entram na categoria de cosméticos, e por este motivo são regulamentados pela ANVISA. Deve-se ter cuidado também na forma de estocagem dos produtos e se atentar a regulamentação quanto ao uso do Formol.
- Produtos devem conter explicação das características, riscos à saúde e data de vencimento expostos na embalagem.
- Os produtos em estoque devem estar corretamente armazenados a fim de evitar qualquer tipo de contaminação ou inutilização do produto, de forma limpa e organizada.
- Adicionar formol aos produtos é infração sanitária e crime (artigo 273 do Código Penal). O formol tem uso permitido apenas nas funções de conservante e como agente endurecedor de unhas.
-
UTENSÍLIOS
Os utensílios de trabalho são fundamentais para o funcionamento do estabelecimento, por isso exige atenção.
- Os utensílios podem ser contaminados durante o atendimento e servir como fonte de transmissão de doenças, por isso eles têm que ser adequadamente limpos e esterilizados.
- Os utensílios devem ser estocados em local seco, arejado e protegido de umidade e sujidades, de preferência em caixas plásticas com tampa.
-
PROFISSIONAIS
Profissionais do ramo da estética, assim como seus clientes, estão sujeitos, em especial à transmissão de doenças e alergias. Veja alguns cuidados básicos para evitar esses acidentes.
- Manter uma higiene pessoal rigorosa e utilizar uniformes de cores claras
- Evitar uso de adornos, como: anéis, pulseiras, relógios, etc.
- Dependendo do procedimento, é necessário o uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) para prevenção de riscos que ameaçam a segurança e a saúde do cliente e do profissional.
- Certificar-se que o cliente não possui alergia a algum agente químico.
Para saber mais, entre em contato conosco pelo telefone 11 3226 9600 ou acesse o site http://www.vilavelha.com.br