O Projeto de Lei 82/15 quer proibir as fabricantes de colocarem estepe temporário nos veículos novos, obrigando-as a equipar os carros com pneus com as mesmas dimensões que os demais. O texto foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados no final de junho e agora segue para as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Os estepes temporários são mais finos e só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h. Ao optar por este tipo de pneu, os fabricantes conseguem liberar espaço no porta-malas e, sobretudo, reduzir o peso do veículo.
A versão menor também causa menos danos ao meio ambiente (por usar menos material) e por ser mais leve, facilita a troca para pessoas mais frágeis em uma emergência.
Fonte: Carros – IG; Quatro Rodas
Um verdadeiro absurdo esse estepe, total sacanagem dos fabricantes e um verdadeiro desrespeito do vendedores que se quer avisam no ato da compra, nos só vamos saber na hora de trocarmos os pneus,
Acredito que, em se estando usando um estepe temporário obriga o usuário a imediata correção do pneu substituído evitando o “depois eu faço” e numa necessidade seguinte ficar sem ter como tirar o veículo do local resultando em prejuízo ao trânsito.
Sou, portanto, a favor da manutenção dos atuais.
Creio que o objetivo principal do estepe temporário é simplesmente reduzir custo para a montadora, Apenas isso. Para o proprietário, o estepe igual ao pneu original do carro, pode significar uma economia financeira ao ser usado como novo, quando na hora de trocar pneus, ou seja, basta comprar 3 e não quatro pneus novos, e deixar como estepe um dos pneus trocados em melhor condição de segurança.
Estamos bem desinformados nesse pais,pois,desconhecia,como quase todos que o estepe era diferente.Lamentavel.
Isso me parece uma economia ridícula, pois os pneus assim como o estepe tem validade e será descartado sem ser utilizado adequadamente.alem do mais isso dificulta a vida do usuário pois não posso usar o estepe no rodízio de pneus, procedimento que deve ser realizado periodicamente.