Estepe temporário pode ser proibido por projeto de lei no Brasil

VOLTAR    |   AGOSTO    |   TODAS

O Projeto de Lei 82/15 quer proibir as fabricantes de colocarem estepe temporário nos veículos novos, obrigando-as a equipar os carros com pneus com as mesmas dimensões que os demais. O texto foi aprovado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados no final de junho e agora segue para as comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Os estepes temporários são mais finos e só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h. Ao optar por este tipo de pneu, os fabricantes conseguem liberar espaço no porta-malas e, sobretudo, reduzir o peso do veículo.

A versão menor também causa menos danos ao meio ambiente (por usar menos material) e por ser mais leve, facilita a troca para pessoas mais frágeis em uma emergência.

Fonte:   Carros – IG; Quatro Rodas

VOLTAR    |   AGOSTO    |   TODAS

6 comentários em “Estepe temporário pode ser proibido por projeto de lei no Brasil

  1. Acredito que, em se estando usando um estepe temporário obriga o usuário a imediata correção do pneu substituído evitando o “depois eu faço” e numa necessidade seguinte ficar sem ter como tirar o veículo do local resultando em prejuízo ao trânsito.
    Sou, portanto, a favor da manutenção dos atuais.

    Curtir

  2. Creio que o objetivo principal do estepe temporário é simplesmente reduzir custo para a montadora, Apenas isso. Para o proprietário, o estepe igual ao pneu original do carro, pode significar uma economia financeira ao ser usado como novo, quando na hora de trocar pneus, ou seja, basta comprar 3 e não quatro pneus novos, e deixar como estepe um dos pneus trocados em melhor condição de segurança.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s